Spa revive tragédia com Hubert em 2019 após morte de Van ‘t Hoff na FRECA

Há três anos e 11 meses, Spa-Francorchamps lidava com a morte de Anthoine Hubert durante etapa da Fórmula 2. Tal como no acidente fatal de Dilano van 't Hoff na FRECA, o francês foi acertado em 'T' no trecho de alta velocidade da pista. Desde então, modificações foram feitas, mas o traçado belga ainda é um dos mais desafiadores — e perigosos — do calendário

Spa-Francorchamps é, sem dúvida, a pista mais desafiadora e uma das, ou talvez a preferida dos pilotos que competem tanto na Fórmula 1 quanto dos que ainda sonham em chegar à elite do automobilismo mundial e estão trilhando a escada nas categorias de base. Mas o desafio do traçado belga é proporcional ao risco, e, mais uma vez, esse templo da velocidade viu a carreira de um jovem se encerrar de maneira trágica.

Três anos e 11 meses após o acidente que matou Anthoine Hubert na Fórmula 2, Spa precisa lidar novamente com a perda de um piloto, e tal como aconteceu com o francês, o acidente fatal de Dilano Van ‘t Hoff durante a corrida 2 da FRECA foi num dos trechos de maior velocidade: a reta Kemmel, que vem logo após à veloz combinação Eau Rouge + Raidillon.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

ATENÇÃO: IMAGENS FORTES A SEGUIR

Há, inclusive, muitas semelhanças nos dois casos. O acidente de Hubert aconteceu na subida da Eau Rouge e envolveu outros quatro pilotos — entre eles, Juan Manuel Correa, que acertou o carro do então piloto da Arden em ‘T’, que é quando o competidor bate de frente na lateral do outro carro. Como se tratava de um trecho de altíssima velocidade, a força do impacto destruiu o bólido de Hubert, que não resistiu aos ferimentos.

Van ‘t Hoff foi atingido da mesma maneira por Adam Fitzgerald. Houve, porém, um fator que potencializou o caos visto logo após a intervenção do safety-car, a dois minutos da bandeirada: a chuva, o que também levanta questionamentos sobre a posição da direção de prova quanto às reais condições da pista.

As imagens do acidente mostram o quão precária era a visibilidade no momento do acidente por conta do spray d’água. Antes da batida, Tim Tramnitz perdeu o controle do carro e bateu em seguida no lado esquerdo da saída da Raidillon, porém sem gravidade. Foi quando, imediatamente após o lance, no meio do tráfego, Van ‘t Hoff colidiu com um dos adversários e ficou atravessado na entrada da reta Kemmel. Fitzgerald não teve tempo para desviar do colega.

Hubert morreu após forte acidente na curva Radillon, em Spa 2019 (Foto: F2)

Na ocasião da morte de Hubert, a clássica pista passou por mudanças em seu trecho mais popular, aumentando a área de escape na Eau Rouge e na Raidillon para evitar que os carros que colidissem contra a barreira de proteção voltassem à pista no meio dos demais em alta velocidade — justamente o que aconteceu com Hubert. Por conta dessa alteração, o desenho do traçado também foi alterado, mas a curva segue sendo feita com pé embaixo.

O circuito emitiu nota após a confirmação da morte de Van ‘t Hoff enviando condolências à família do jovem de apenas 18 anos. “A comunidade das 24 Horas de Spa e Circuito de Spa-Francorchamps está arrasada com a notícia de que o piloto da Fórmula Regional Euopeia, Dilano van ‘t Hoff, perdeu a vida em um acidente durante a corrida desta manhã. Expressamos nossas mais profundas condolências à sua família, amigos e equipe”.

A FRECA também prestou homenagens, expressando “nossas sinceras condolências à família, equipe e amigos”. Não houve, contudo, nenhuma declaração acerca das condições de pista durante o acidente fatal.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.